Ivaiporã – Para garantir segurança hídrica e qualidade de vida à população em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Ivaiporã realizou nesta semana a entrega de 23 kits do programa “Caixa d’Água Boa”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o município, o Governo do Paraná e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), sendo destinada a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
O objetivo da ação é proteger os moradores contra interrupções no abastecimento. Com a instalação dos equipamentos, as famílias garantem a continuidade de atividades diárias e essenciais, como o preparo de alimentos, a higiene pessoal e a limpeza doméstica, mesmo durante períodos de manutenção na rede pública de água.
Benefício completo
O programa foi desenhado para não gerar custos adicionais às famílias. Por isso, cada beneficiário recebeu:
- Um reservatório com capacidade para 500 litros;
- Um kit completo com todas as peças necessárias para a instalação;
- Um auxílio financeiro de R$ 1 mil, recurso destinado exclusivamente para o pagamento da mão de obra do encanador/pedreiro.
A seleção dos contemplados seguiu rigorosamente os critérios de renda estabelecidos pelo Governo do Estado. Para garantir que o programa chegasse a quem mais precisa, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou um trabalho de busca ativa no município.
“Nosso trabalho começou com a identificação das famílias que realmente precisavam desse benefício”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Zancanella Pessuti. “Agora elas terão mais segurança no abastecimento de água e apoio financeiro para instalar o reservatório.”
Tranquilidade para o dia a dia
A vice-prefeita de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, participou da entrega e ressaltou que a chegada das caixas d’água representa uma melhora definitiva na rotina dessas casas. “Quando uma família passa a contar com um reservatório de água, ganha mais segurança e tranquilidade no dia a dia”, pontuou.
Gertrudes também destacou a importância da união entre os poderes executivos para a realização de políticas públicas efetivas. A vice-prefeita estendeu agradecimentos ao Governo do Paraná, sob a gestão do governador Ratinho Junior, e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família pela viabilização e manutenção do programa na cidade.







